Saúde

Como criar aquele “Projeto Verão”?

Com a virada do ano se aproximando, as pessoas costumam acabar voltando as suas atenções para promessas e metas, e um clássico exemplo que talvez seja uma das metais mais procrastinadas de fim de ano é o “Projeto Verão”.

O projeto verão é uma atividade que quase todo mundo tentou fazer ou pensou em fazer, pelo menos, uma vez na vida.

Após um ano complicado sem ter tempo ou um planejamento feito para uma vida saudável é comum olhar para frente e começar a projetar uma mudança de cenário.

Portanto, que tal conferir algumas dicas que separamos para você implementar não só um projeto verão, mas uma vida mais saudável já no início do próximo ano.

Tenha em mente seu objetivo

Quando temos que começar um projeto pessoal, faculdade ou simplesmente no nosso trabalho, é preciso ter em mente onde queremos chegar.

A mesma linha de raciocínio também se aplica na hora criar esse projeto, ou seja, antes de pensar em como começar é necessário definir onde a sua empreitada quer chegar.

Nessa etapa é importante ter em mente que não adianta ficar se comparando com uma outra pessoa.

Ter o seu objetivo determinado, conhecer e ser sincero consigo mesmo e traçar um caminho são peças fundamentais para o sucesso do seu projeto.

É possível ter uma vida saudável sem renunciar aos próprios prazeres

Diversas pessoas desistem ou nem tentam começar o projeto por acreditarem que se começarem um projeto ou uma rotina mais saudável terão que deixar de lado atitudes que possuíam antes.

Mas não, é possível ainda ter alguns hábitos possuindo uma rotina estabilizada e que se mantenha por um tempo.

Busque se hidratar

Nos dias atuais é comum ter um dia a dia corrido e acabar esquecendo de cuidar de si mesmo, contudo, mesmo se não estiver dentro de um projeto ou uma rotina de atividades físicas, é preciso sempre se atentar a cuidados básicos como a sua própria hidratação.

Por mais que a quantidade de água recomendada para cada pessoa possa variar, é inegável a importância que é manter o seu corpo hidratado.

Pois, estar hidratado garante o bom funcionamento do seu corpo todo, além de eliminar toxinas e dessa forma, facilitar o processo de queima de gordura do seu organismo.

Tenha um maior cuidado em sua alimentação e seu sono

Um passo fundamental para ter uma vida saudável se passa pela nossa alimentação, ou seja, idealmente é recomendado buscar sempre manter um cardápio equilibrado, nutritivo e que supra a quantidade de calorias que você necessita durante o seu dia.

A qualidade do seu sono também influencia diretamente na saúde, pois noites mal dormidas causam uma dificuldade de concentração, envelhecimento precoce, ansiedade e até mesmo um aumento na apetite.

A quantidade recomendada de sono é entre 7 a 9 horas diárias, porém pode variar para cada pessoa.

Portanto, se atente a alguns hábitos que possam estar interferindo diretamente na qualidade do seu sono e possivelmente causando insônia.

Organize a sua agenda

Como já apresentado, o foco e a determinação são pilares essenciais para o sucesso de seu projeto.

Portanto, estude a sua agenda para descobrir um tempo livre para encaixar melhor as suas atividades com o objetivo ter mais desempenho no seu treinamento.

Escolha qual irá ser a sua atividade física

A partir do momento que tudo foi bem pensado e planejado, chegou o momento de escolher qual é a atividade física que vai regrar a sua rotina.

O tipo de exercício que for escolhido tem que combinar com fatores importantes como por exemplo a sua motivação em praticar aquela modalidade, os riscos físicos associados e a sua aptidão para colocar em prática toda a carga de exercícios.

Contudo, não se deixe levar pela empolgação ou simplesmente pelos conselhos de algum conhecido, pois cuidado nunca é demais.

Para escolher um treino é recomendado um estudo prévio para entender qual treino melhor se encaixa com seu perfil, para tal é interessante buscar um especialista.

Mexa-se

Após escolher qual vai ser a prática de exercício que vai regrar a sua rotina, não tem como recomendar outra coisa além de mexa-se!

O primeiro passo acaba sempre sendo o mais difícil, sair da nossa zona de conforto nunca é fácil, mas a sensação após quebrar essa barreira renova as nossas energias e nos motiva a dar o passo seguinte.

Não coma enquanto trabalhe ou use o computador

Segundo uma pesquisa que foi publicada no AJCN (Jornal Americano de Nutrição Clínica), observou que pessoas que fazem as suas refeições ao mesmo tempo que executam outra tarefa, como jogar no computador, podem apresentar dificuldades para lembrar o que comeram.

Ou seja, acaba existindo uma probabilidade maior que você acabe consumindo mais do que realmente necessita acaba sendo maior, o que impede você de seguir corretamente com a sua alimentação.

Faça as suas refeições em casa (ou feitas em casa)

Essa é uma clássica recomendação, onde há uma notável vantagem em comer uma comida que você mesmo cozinhou o que você saiba exatamente como foi feita.

Pois, assim é mais fácil ter um controle direto sobre o que e a qualidade do que você se alimenta.

Além de poder ter um maior controle sobre o que você ingere, você também possui um maior cuidado com a quantidade de alimento que é feito, assim evitando possíveis desperdícios de comida.

Cuidado com o álcool

Por mais que seja fim de ano, é recomendado dar aquela maneirada no consumo de bebidas alcoólicas, pois elas possuem calorias e podem atrapalhar todo o seu processo, sem que você ao menos perceba.

Aceite-se

Ter o objetivo de conquistar aquele corpo dos sonhos é uma visão interessante, contudo essa motivação não deve se tornar uma obsessão em sua vida.

Tenha em mente que é importante não se fixar a rótulos ou a padrões preestabelecidos e sim, acima de qualquer coisa amar e respeitar o seu próprio corpo.

Afinal, mais que conquistar um corpo perfeito, é mais importante estar confortável com si mesmo ao se olhar no espelho. Dessa maneira, o seu projeto que você tanto lutou não passa a ser algo prejudicial a sua saúde mental.

Essas são as informações e dicas que separamos para vocês conhecerem e se interessarem em ter uma vida mais saudável. Não deixe pra depois o que você pode começar hoje, cuidar da saúde nunca é demais!

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