Saúde

O que é e como surgiu o “Janeiro Branco”?

O mês de janeiro é um mês tradicionalmente marcado pelo processo de recomeço e da renovação. Após as festas de fim de ano, é chegado o momento de parar e repensar sobre o ano seguinte, considerando metas e objetivos futuros.

Portanto, Janeiro pode ser considerado semelhante a um quadro em branco, onde há um simples espaço que pode ser tingido de diversas cores, formatos e símbolos. Com base nessa ideia, a campanha do Janeiro Branco teve o seu início.

A campanha denominada Janeiro Branco foi pensada especialmente para o primeiro mês do ano, buscando aproveitar essa pausa para refletir e planejar diretamente ligado com o recomeço.

Sendo assim, o objetivo da campanha é abordar a relevância da saúde mental e dos cuidados com as emoções.

O que significa o Janeiro Branco?

Da mesma forma que o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que buscam conscientizar referente ao câncer de mama e próstata, respectivamente, o Janeiro Branco nasceu com objetivos similares.

A meta da campanha visa especialmente estimular a ideia, que igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais.

A escolha de janeiro foi uma estratégia com o objetivo de chamar atenção, pois logo no começo do ano, para as frustrações de as vezes não ter conseguido cumprir alguma meta no ano finalizado.

Sentimentos típicos de fim de ano que podem influenciar decisões e gerar preocupações e ansiedade excessiva por não saber lidar com certas situações.

Como surgiu a campanha?

A campanha surgiu em 2014, em Minas Gerais, idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão e, atualmente a campanha conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil e a sua popularidade aumenta com o passar de cada ano.

Mas, o que é saúde mental?

Infelizmente, muitas pessoas acabam criando uma confusão quando pensam sobre o tema “Saúde Mental” e acabam associando diretamente com alguma doença. Contudo, a saúde mental implica muito mais que simplesmente a ausência de uma “Doença Mental”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar mentalmente saudável é o estado de bem-estar no qual um indivíduo consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as adversidades da vida, é capaz de trabalhar produtivamente e de contribuir para com a sociedade.

Um indivíduo com sua sanidade mental em dia compreende que todos os seres possuem as suas limitações e que não existe a perfeição. Também entende que a vida é composta de diversos sentimentos, como por exemplo: amor, alegria, tristeza, satisfação, raiva, frustação, etc.

Além de tudo, são capazes de enfrentar as adversidades e mudanças da vida com estabilidade e sabem solicitar ajuda quando encontram dificuldades em resolver conflitos, superar barreiras ou lidar com transições em diferentes momentos da vida.

Ou seja, a Saúde Mental está diretamente ligada a forma na qual um indivíduo possa desempenhar o seu papel na vida, em como ela reage as exigências que lhe são impostas, os seus desejos, capacidades e emoções.

Como contribuir para uma promoção de saúde mental de seus familiares e amigos?

Para poder promover a saúde mental é necessário ter a compreensão de que a estabilidade emocional tem um papel tão importante quanto a física.

O equilíbrio de todas as funcionalidades do nosso corpo está diretamente relacionado a nossa parte física e psicológica. Por isso, adotar hábitos saudáveis podem influenciar não só o nosso físico, mas também a nossa mente.

Baseando nisto, confira algumas práticas que podem influenciar diretamente a qualidade da sua vida e melhorar a sua saúde mental.

Busque se desconectar

Após um exaustivo período de pandemia, a forma na qual nos comunicamos alterou bastante e uma parcela se migrou para interações online. Contudo, assim como o nosso corpo, nossa mente também necessita de descanso.

Nesses momentos, busque uma oportunidade para se desconectar de qualquer tipo de aparelho e aproveite esse momento só seu, seja meditando, lendo ou simplesmente fazendo uma atividade que lhe de prazer.

Dê mais importância para as principais pessoas da sua vida

Busque criar momentos do seu dia voltado para quem é importante para você, socializar com pessoas que lhe fazem se sentir bem. Mantenha os seus relacionamentos saudáveis, pois o apoio familiar e de amigos são pilares fundamentais para a sua saúde mental.

Crie momentos de lazer

Procure sempre fazer atividades que lhe de prazer, momentos de descontração e satisfação própria. Pois, irá proporcionar alívio e leveza para os anseios da sua rotina, além de ajudar a conhecer novos sentimentos positivos e melhorar a qualidade de vida. 

Tenha uma melhor qualidade de sono

Não é segredo para ninguém que uma noite bem dormida é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, pois o sono possui papeis importantes para o nosso organismo.

Criar um horário certo para dormir e acordar e evitar o uso de telas por pelo menos 30 minutos antes de dormir, são táticas eficientes para melhorar a qualidade do seu sono.

Busque ajuda profissional

Infelizmente algumas pessoas ainda possuem o pensamento de que só precisam buscar um acompanhamento psicológico quando já estão com algum problema, contudo não é bem assim. Também é possível prevenir o processo de adoecimento mental com um acompanhamento médico.

Resumindo, vale sempre frisar a importância de campanhas que buscam conscientizar e informar a sociedade como a campanha Janeiro Branco visando o tema Saúde Mental.

Pois “Quem cuida da mente, cuida da vida!”. Com base nisso, não tenha medo em procurar ajuda caso necessite busque um especialista.

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Fontes Bibliográficas:

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